>_administração do shell

Administração do Shell
A shell é uma camada de acesso ao sistema básico, o sistema operacional do computador, que pode ser acessado tanto pelo modo gráfico, quanto em modo texto. Ela pode ser 100% personalizada, suas modificações são como relações a sua língua padrão, personalizações do prompt e processos automáticos.

Posição da shell dentro de um sistema.
1 – hardware
2 – kernel
3 – shell
4 – aplicações

Suas variáveis…
As variáveis do shell tem o mesmo objetivo das variáveis que já conhecemos na área da computação, ou seja, são áreas de memória que podem conter dados.
No shell as variáveis são definidas simplesmente atribuindo-se um valor a ela.
exemplos: se eu definir que CARRO=”automovel”, estarei armazenando o valor automovel na variável carro, outro exemplo seria IDADE=10. No caso a variável CARRO=automovel, estarei armazenando o valor automovel, em um determinado endereço da memória, que poderei acessar utilizando o nome que atribui a ela, ou seja CARRO. No caso da variável IDADE=10, também estarei armazenando o valor 10 em um determinado endereço da memória.

Variável locais e ambientes (globais)

Variável local tem visibilidade restrita apenas ao escopo ao qual ela foi definida.
Variável Ambiente tem visibilidade não só no escopo em que foi definida mas também em ambientes derivados do ambiente ao qual ela foi difinida.A única diferença entre locais e de ambiente é na hora de defini-las. Para definir uma variável local, basta atribuir um valor a um nome de variável, para definir uma variável de ambiente o procedimento é basicamente o mesmo, adicionando o comando export antes da definição.

Exemplo:

Utilizando os comandos set e env.

O comando set, tem a função de visualizar as definições das variáveis local e global, já o comando env, tem a função de visualizar somente as definições das variáveis global.Variáveis de Ambiente (globais) são muito importantes pois definem a forma com que o shell e diversos outros programas irão se comportar.
>_administração do shell
Tagged on:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: