>_Criando um lvm

Criando  um LVM

LVM – Logical Volume Manager.

É um gerenciador de discos que trabalha com camadas lógicas, que podem ser redimensionadas, aumentando ou diminuindo sem prejudicar o funcionamento do sistema. Sua maior perfomance é aproveitar ao máximo o tamanho do HD ou de vários HDS. Essa ferramenta é capaz de gerenciar os chamados volumes lógicos, substituindo assim as tradicionais partições nos discos.Utilizar volumes lógicos ao invés do esquema de particionamento comum traz algumas boas vantagens. Mas antes de saber destas vantagens, precisamos saber o que são esses tais volumes lógicos. Um volume lógico é nada mais nada menos que uma representação virtuais de pedaços de um dispositivo fixo. Enquanto as partições definem estes pedaços “cruamente”, o volume lógico permite flexibilidade na hora de definir quem são esses pedaços. Por exemplo, um volume lógico pode ter seu espaço dividido em 3 ou mais HDs, mas para o sistema operacional vai parecer como se fosse apenas um único dispositivo.

O LVM é usado para agrupar vários discos de forma que o gerenciamento dos mesmos seja viável em um servidor de produção que não pode ficar desligado. Para trabalhar com LVM as partições precisam estar formatadas com o tipo LVM. O LVM trabalha com grupos de volumes para alocar todas as partições que estão definidas como volume físico do LVM. Esses volumes físicos serão divididos em vários volumes lógicos como se fossem uma divisão de um disco (partição) para alocar o determinado ponto de montagem.

  • PV (volume físico): Os PV’s são as partições que serão usadas para compor um disco no formato LVM, eles servem para dar o UUID, que numera a identificação de cada disco.
  • VG (grupo de volumes): Os VG’s são os agrupamentos de PV’s, podendo ter vários VG’s.
  • LV (volume lógico): Os LV’s são os pedaços dos VG’s, podendo classifica-los como sendo as partições de um disco, sendo que o VG serão os discos.
>_Criando um lvm
Tagged on:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: