Infra as code – Ansible – AWS Cli – Terraform

iacInfraestrutura como código (IaC) é um termo adotado na ramificação de ALM (Application Lifecycle Management) denominado DevOps e que está sendo amplamente divulgado devido a sua abordagem no quesito velocidade e principalmente qualidade na entrega de ambientes de desenvolvimento, testes e produção para atender cada vez mais rápido o mercado de tecnologia.

Resumindo, a abordagem IaC nada mais é do que a entrega de uma infraestrutura ágil, utilizando-se de codificação simples e objetiva, sem a necessidade mais de diversos passos e processos para se preparar um ambiente, sem perder o poder de controle, segurança, qualidade e disponibilidade.

Fonte: https://social.technet.microsoft.com


A AWS Command Line Interface (CLI, interface da linha de comando)
é uma ferramenta unificada para o gerenciamento de seus serviços da AWS. Com apenas uma ferramenta para fazer o download e configurar, você poderá controlar vários serviços da AWS pela linha de comando e automatizá-los usando scripts.

Fonte: AWS

O Ansible é uma ferramenta que, inicialmente pode ser categorizada como gerenciador de configuração (configuration management), e comparado a ferramentas bastante populares como o Puppet, Salt, Chef e outos. Mas também pode ser perfeitamente utilizado como ferramenta de deploy e orquestração de tarefas.

Fonte: Ansible

O Terraform fornece uma abstração flexível de recursos e provedores. Este modelo permite representar tudo, desde hardware físico, máquinas virtuais e contêineres, Devido a sua flexibilidade, Terraform pode ser usado para resolver muitos problemas de diferentes tipos. Isso significa que há uma série de ferramentas existentes que se sobrepõem com as capacidades da Terraform. Comparamos Terraform a um número destes instrumentos, mas deve-se notar que Terraform não é mutuamente exclusivo com outros sistemas. Ele pode ser usado para gerenciar um único aplicativo, ou todo o datacenter.

Fonte: Terraform

Passo 1 – Preparando o ambiente.

# yum install curl gcc openssl-devel python-devel unzip git -y

Passo 2 – AWS CLI.

# curl "https://bootstrap.pypa.io/get-pip.py" -o "get-pip.py"
# python get-pip.py
# pip install awscli
# aws --version
aws-cli/1.11.31 Python/2.7.5 Linux/3.10.0-327.36.3.el7.x86_64 botocore/1.4.88

Passo 3 – Ansible.

# pip install ansible
# ansible --version
ansible 2.2.0.0
  config file = 
  configured module search path = Default w/o overrides

Passo 4 – Terraform.

# curl "https://releases.hashicorp.com/terraform/0.8.1/terraform_0.8.1_linux_amd64.zip" -o "/opt/terraform_0.8.1_linux_amd64.zip"
# cd /opt
# unzip terraform_0.7.13_linux_amd64.zip
# ln -s /opt/terraform /usr/local/bin/
# terraform --version
Terraform v0.8.1

Link de um pequeno projeto com o Terraform:

https://github.com/vandocouto/terraform-deploy-instance-openstack

Link de um pequeno projeto com o Ansible:

https://github.com/vandocouto/ansible-deploy-instance-openstack

Feito!

Infra as code – Ansible – AWS Cli – Terraform
Tagged on:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: